COTRISAL ADQUIRE UNIDADE DA AVIPAL

            A Cooperativa Tritícola Samborjense LTDA – COTRISAL, adquiriu esta semana, a unidade de recebimento de soja da Avipal Granóleo de São Borja. O estabelecimento passará a ser utilizado imediatamente pela cooperativa, para recebimento da safra de soja que está começando no município.

            Conforme o presidente Aldo Marino Heck, a unidade de recebimento que passa a se chamar Imigrantes - em homenagem aos primeiros agricultores desta região - tem capacidade de recebimento de 200 mil sacas de produtos em seus silos e outras 200 mil sacas nos armazéns. A unidade se soma às outras cinco de propriedade da Cooperativa, representando um acréscimo considerável na capacidade estática de armazenagem da entidade.

            O presidente da Cotrisal, esclarece que a aquisição da unidade da Avipal, dá seqüência a uma parceria que a cooperativa mantinha há tempos com aquela empresa. “Desta forma passamos a contar com um local bem situado, com excelente estrutura de armazéns e secadores, de forma a prestarmos um serviço ainda mais qualificado aos nossos associados”, explica Aldo Heck.

 

COTRISAL: 50 ANOS DE COOPERATIVISMO

            A Cotrisal completa nesta sexta-feira (14/04), o seu cinqüentenário, data que dará início a uma série de atividades comemorativas. Devido a Sexta-Feira Santa, a programação começará por divulgação do acontecimento através das emissoras de rádio e jornais da cidade.

            A cooperativa faz cinqüenta anos  em um momento de crescimento consistente, demonstrado pela evolução do volume de recebimento de produtos, aumento da fidelidade dos associados e a qualificação do quadro social. “Isto levou a Cotrisal a consolidar um espaço importante no meio de produção regional, como oportunidade de negócio, dando sustentação ao produtor na sua atividade”, comenta o presidente Aldo Marino Heck.

            Nesse tempo a Cotrisal firmou-se como  pólo de desenvolvimento e difusão de tecnologia que é disponibilizada para os seus associados, de forma a contribuir para a evolução da sua propriedade. A cooperativa caracteriza-se igualmente, por investir na qualificação profissional de seus colaboradores, “para que esse crescimento seja acompanhado por todos os segmentos de nossa organização: associados, dirigentes e colaboradores”, informa Aldo Marino.

            Hoje a Cotrisal tem uma participação efetiva junto à sociedade são-borjense, por tudo o que ela representa no sistema de produção, na geração de emprego através das dezenas de funcionários e mais de 1.800 associados. “Nos congratulamos com as centenas de pessoas que de alguma forma participaram destes 50 anos de vida da nossa cooperativa, com a convicção de que todos deram a sua contribuição para que esta entidade permanecesse aqui, estendendo suas raízes por todos os segmentos da comunidade” concluiu o presidente.

COMO COMEÇOU A COTRISAL

            A Cooperativa Tritícola Samborjense Ltda – COTRISAL – foi fundada em 14 de abril de 1956 pelos produtores Leônidas Escobar da Silva, Omar Mesquita Vargas, Modesto Rey Dornelles, Flordoarte José Marques, João Aquino Pinto, Optaciano Pires Filho, Beraldo Dornelles, Augusto Araújo, Adel Pires Martins, Marciano Fagundes dos Santos, Telmo Aquino Azeredo, Alzi Lima da Silva, Ory Rey Dornelles, Roque Duarte da Silva, Patrício Machado da Silva, José Ramos da Silva, Pedro Escobar, Alfredo Nunes de Miranda, Edmundo Trindade Soares, Ubaldo Sorrilha da Costa, Argemiro de Oliveira Souza, Dinarte Lago de Paula, Zeferino Fagundes dos Santos, Pedro Araújo Batista da Silva, Hermógenes Fagundes dos Santos, Manoel A. S. Vargas, Vicente Batista, Anízio Lago, Alvimar Garcez Cabeleira e Serafim D. Vargas. Esta reunião teve lugar na sede da Associação Rural de São Borja, atual Sindicato Rural.

                        A primeira sede foi um prédio localizado na rua Apparício Mariense da Silva, em frente ao Colégio Sagrado Coração de Jesus e que servia de depósito da empresa Hugo Ritzel. A segunda sede, ainda provisória, ficava na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Andradas. Finalmente foi adquirida a primeira sede própria, na rua Borges do Canto, onde atualmente funciona o Departamento de Sementes e a Fábrica de Rações. A sede atual da COTRISAL foi inaugurada em 1964 e em 26 de outubro de 1969 inaugurou-se a bateria de silos para recebimento de grãos no Bairro da Pirahy.

            A COTRISAL, nos anos 70 foi a maior empresa empregadora de São  Borja, com mais de 440 funcionários e um recebimento de grãos que superou a 2,2 milhões de sacas de trigo. Isto fez com que fosse também a maior geradora de renda no município.

             A COTRISAL representa hoje, um ponto de sustentação para mais de 1.800 associados, micro, pequenos, médios e grandes produtores. Nossa capacidade de armazenagem de produtos diversos está centrada em nossas seis unidades localizadas em São José, Santo Antonio das Missões; na Unidade Streck, localizada às margens da BR 285, km 548; na Unidade Conde de Porto Alegre; na nova unidade Imigrantes; no Departamento de Sementes e na Unidade Sede, em São Borja.

SESSÃO SOLENE

            A Câmara de Vereadores de São Borja irá homenagear a Cotrisal pelos seus 50 anos, através da realização de uma sessão solene, nesta terça-feira, dia 18, às 18 horas. Vereadores irão se pronunciar, bem como o presidente da Cotrisal, Aldo Marino Heck, saudando o cinqüentenário da entidade. A sessão é aberta e qualquer cidadão pode ter acesso. A diretoria da Cooperativa convida seus associados para que se façam presentes a esse evento.